Venezuela suspensa do Mercosul por ruptura da ordem democrática
Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram o documento. Foto: DW
Por Paulo Campos dia em OTB MUNDO

Agência Trabalhador – Brasil
A OTB é entidade membro do Mercosul
Os países que compõe o Mercosul, Argentina, Brasil Paraguai e Uruguai, decidiram pele suspensão da Venezuela do grupo. Tendo em vista o Protocolo de Ushuaia sobre o compromisso democrático no Mercosul, a ruptura da ordem democrática no país é inaceitável.
A decisão foi tomada após consultas realizadas pelos chanceleres dos estados que formam o grupo, na “Declaração dos Estados Partes do Mercosul sobre a República Bolivariana da Venezuela“ onde foi constatada a quebra da ordem democrática.
Os países consideraram ainda que a Venezuela rechaçou as consultas, alegando que não aceitou as regras propostas no marco do Protocolo de Ushuaia; consideram que não houve registro de medidas para restauro da ordem democrática naquele país.
Entre estas e outras considerações complementares, os Estados que compõe o Mercosul decidiram suspender a República Bolivariana da Venezuela em todos seus direitos e obrigações (como determina o artigo 5º do Protocolo de Ushuaia), e que medidas foram tomadas para minimizar impactos negativos junto ao povo venezuelano e que, a suspensão será retirada caso haja pleno restabelecimento da ordem democrática.