OTB apresenta proposta ao Ministro da Pesca
Ministro André de Paula recebeu o Presidente da Seccional Pernambuco da OTB. Foto: Agência Brasil
Por Paulo Campos dia em OTB no Brasil

Agência Trabalhador - Brasília
Esteve semana passada com o Ministro da Pesca, André de Paula, o Presidente da Seccional Pernambuco da OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil, Marcelo Barros. Na pauta, o debate da situação da categoria dos pescadores no estado, a defesa dos direitos desses trabalhadores e suas famílias e o projeto da OTB na área: as Casas do Pescador.
O Ministro, cuja plataforma sinaliza o apoio ao desenvolvimento mais amplo da pesca artesanal, da aquicultura e da pesca industrial, cujo equilíbrio entre produção de alimentos saudáveis, geração de renda e trabalho, além de participação e justiça socioambiental, recebeu as propostas com atenção e abriu as portas para novos encontros.
"É fundamental que o governo federal atenda aos anseios de todos os brasileiros. Os pescadores são parte importante da economia, num país com mais de 8 mil quilômetros de litoral", afirmou Barros.
Marcelo Barros (à esquerda) e o Ministro André de Paula. Foto: acervo OTB
Casas do Pescador
Projeto da OTB, as "Casas do Pescador", será espaço público, gerenciado em parceria com as Prefeituras Municipais onde se abrirá espaço para atendimento médico ambulatorial e odontológico, além de serviços de atendimento à população ribeirinha, com serviços municipais, geração de documentos, e cursos profissionalizantes.
O projeto originalmente atende à trabalhadores das cidades, com o nome de "Casa do Trabalhador".
O projeto "Casa do Trabalhador". que teve seu piloto na cidade de Osasco, no estado de São Paulo, está sendo apresentado à prefeituras, oferece os mesmos serviços das "Casas do Pescador" e tem tido ótima aceitação.