OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Terca-Feira, 26 de Setembro de 2023

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

OTB alerta para recuperação lenta dos empregos

Pandemia continua tendo forte impacto na economia.  Foto: OIT, Mpofu

Por Paulo Campos dia em OTB MUNDO

OTB alerta para recuperação lenta dos empregos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador – São Paulo

Com informações da OIT – Organização Internacional do Trabalho

O Relatório de Perspectivas de Emprego no Mundo (World Employment and Social Outlook Trends 2022) demonstrou que haverá uma lenta recuperação do mercado de trabalho este ano. O nível de desemprego  foi estimado em 207 milhões, comparados a 186 milhões em 2019.

Grande parte do aumento do desemprego se dará devido à capacidade de contaminação das novas variantes como a Delta e principalmente a Ômicron.

Não existe grande diferença entre países. Todos sofrerão,  em maior ou maior grau, as consequências da pandemia.  No Brasil, que não é exceção, devem se aprofundar desigualdades com o enfraquecimento da economia e seus sintomas como o aumento da inflação, causando danos que levarão anos para serem reparados.

O relatório projetou  aumento do déficit em 26 milhões de empregos (em maio de 2021) para 52 milhões de empregos em todo o mundo.

Segundo o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, “Não pode haver recuperação real desta pandemia sem uma ampla recuperação do mercado de trabalho. E para ser sustentável, essa recuperação deve se basear nos princípios do trabalho decente, incluindo saúde e segurança, equidade, proteção social e diálogo social."

A OTB – Ordem dos Trabalhadores do Brasil está empenhada na criação de agendas e projetos de geração de empregos sem perder o foco na manuteção dos postos de trabalho atuais, defendendo direitos de trabalhadores e a atuação dos empresários.

“Não é aceitável que governos se aproveitem da pandemia para atacar trabalhadores, como vem acontecendo com os funcionários públicos que além de terem seus salários congelados, sofreram todo tipo de retirada de direitos, tanto no nível federal, quanto nos níveis estaduais e municipais” afirmou, Paulo Campos, Vice-Presidente Nacional.

A OTB apoia o Chamado Global à Ação para uma recuperação centrada nas pessoas da crise da COVID-19.

Leia mais em https://www.ilo.org/infostories/pt-PT/Campaigns/covid19/globalcall#intro

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//