OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Saída da Ford do país custa 80 mil empregos, OTB alerta

Somente na Bahia, deverão sumir 60 ml vagas. Foto: divulgação

Por Paulo Campos dia em OTB no Brasil

Saída da Ford do país custa 80 mil empregos, OTB alerta
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador – São Paulo

O anúncio, na última segunda-feira (11) da paralisação das atividades da FORD no país, afeta diretamente a manutenção de empregos em diversas regiões do país. Não somente terminam relações diretas de trabalho, a perda indireta é muito maior.

Sindicatos estimam que mais de 80 mil vagas de trabalho serão perdidas. Segundo o STIM – Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, onde estava concentrada a produção industrial, é estimada a perda de 72 mil vagas de emprego diretos e indiretos.

Neste primeiro momento, 5  mil, dos 6 mil funcionários diretos já serão dispensados, porém, os números são muito maiores quando são computados os postos de trabalho perdido nas empresas fornecedoras de materiais e equipamentos para a montadora em Camaçari.

Em São Bernado do Campo, no estado de São Paulo, a FORD demitirá os 830 funcionários, o SINDMETAU - Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, estima a perda de cerca de 500 empregos em empresas fornecedoras e que o fechamento da fábrica deve ocasionar a demissão de mais de 5 mil trabalhadores.

A OTB – Ordem dos Trabalhadores do Brasil, em nota sobre o assunto, afirmou que o fechamento da fábrica é sintomático, representando a perda de confiança do empresariado em geral no futuro do país, em especial, causa grande preocupação, a total falta de perspectiva de uma multinacional que estava já há mais de cem anos atuando no Brasil.

O presidente da entidade, Anderson Luna, afirmou que “o ano começou com a pior notícia possível para os trabalhadores, o fechamento de uma das maiores indústrias do país, são milhares de pessoas e famílias afetadas diretamente. Isso é devido ao fato de o governo não move uma palha para oferecer condições para que empresas se mantenham e que o país se torne atrativo para grandes empresas”. Ele complementou, “esta recessão não é de hoje, se algo não for feito, o país e a população sofrerão consequências incalculáveis. O trabalho no Brasil está de luto”.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//