OTB estuda acompanhar recuperação judicial da Americanas
Preocupação com demissões motiva o movimento. Foto: divulgação
Por Paulo Campos dia em Eventos e Ações OTB

Agência Trabalhador – São Paulo
O presidente da OTB – Ordem dos Trabalhadores do Brasil, Anderson Luna, determinou última sexta (20) que o departamento jurídico da entidade acompanhe a recuperação judicial das Lojas Americanas, devido ao anúncio de caso a empresa opte por realizar demissões, os valores devidos aos funcionários não entrarão no processo de recuperação.
Dada como certa pelo mercado, a reestruturação da empresa, com demissões é passo normal em casos semelhantes. Nesse sentido foi emitido comunicado aos funcionários quinta-feira (19) informando a possibilidade de demissões e deixando em aberto a possibilidade de atraso dos salários.
As Lojas Americanas entraram em recuperação judicial semana passada com cerca de 800 milhões de reais em caixa, valor baixo comparado com a dívida de cerca de 43 bilhões de reais com mais de 16 mil credores, que, a partir do aceite do pedido de recuperação pelo judiciário não poderão cobrar nada da empresa na justiça.
Anderson Luna, Presidente Nacional da OTB. Foto: acervo OTB
“Em casos como este é importante a defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirmou Luna da sede da OTB em Alphaville, “...e é sob o ponto de vista dos trabalhadores que pretendemos acompanhar o processo de recuperação judicial. Não é, de maneira alguma aceitável que a ‘corda arrebente’, como sempre, do lado mais fraco e, enquanto grandes investidores e bancos são protegidos, trabalhadores percam seus postos de trabalho”, completou.