OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Editorial: OTB nas eleições

A entidade participa ativamente da maior ação democrática. Foto: acervo OTB

Por Paulo Campos dia em Eventos e Ações OTB

Editorial: OTB nas eleições
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador – São Paulo

Paulo Campos é vice-presidente nacional da OTB – Ordem dos Trabalhadores do Brasil

 

EDITORIAL: Sempre, na época de eleições como a que estamos vivendo agora, chegam questionamentos junto à direção nacional sobre o posicionamento da OTB nas eleições.

São integrantes da nossa entidade que tem dúvidas sobre o que é possível e o que não deve ser feito utilizando no nome da OTB.

Em linhas simples, uma regra é válida. A OTB, até o momento, não apoia candidatos a cargos eletivos e permite que seus integrantes apoiem qualquer candidato de qualquer partido à sua escolha.

Sobre esta afirmação é preciso explicar que, se a direção nacional um dia julgar que haja candidato ou partido que tenham ideais alinhados com os da OTB e que mereçam o apoio, todos terão a informação oficial e, será preciso ajustes para evitar conflitos entre opositores (o que não é o caso para a eleição atual).

Outra necessidade é que, inexistindo apoio oficial, os integrantes da OTB podem prestar o apoio pessoal, evitando utilizar o nome e estrutura da entidade para divulgação de seu candidato. Óbvio que estamos tratando de uso efetivo, a citação é permitida.

É máxima da OTB aceitar integrantes de todos os partidos, desde que comprometidos com a defesa dos direitos dos trabalhadores.

Assim sendo, não é possível, por exemplo, a utilização do logo, ou do nome OTB em material de campanha política de qualquer espécie, sem autorização da Nacional.

Isso não significa que a nossa entidade tenha aversão à política. Somos defensores do rito democrático, das instituições e do estado de direito. Sempre a OTB irá se posicionar em relação às principais questões do país, não aceitando qualquer tipo de ataque que afronte, por exemplo, às disposições constitucionais. A OTB atua sempre em estrito respeito à legislação.

Queremos mesmo proporcionar as melhores condições para a realização do trabalho de defesa dos trabalhadores em todas as cidades em que marcamos presença, procurando maneiras de viabilizar economicamente as atividades a serem realizadas, porém, como regra, se a parceria se mostrar incorreta em qualquer aspecto, a OTB aborta de maneira incondicional sua participação. Este é um dos motivos – a pandemia foi outro fator importante -  pelos quais temos demorado mais do que o previsto para efetivar a entrada de recursos.

Claro que não é apenas a arrecadação de recursos que viabilizam a atividade de uma Subseção. Mais que a realização de eventos, a participação ativa da diretoria e integrantes na vida política de sua cidade, traz efetivamente dividendos para os integrantes, tornando-os visíveis e importantes para sua comunidade. Justamente esta visibilidade que tanto interessa aos políticos, especialmente em campanha, que pode nos ajudar a conquistar apoios que serão importantes no futuro. Este é o jogo limpo da política que pode, e deve, ser praticado.

É claro que é relevante que tenhamos apoiado candidatos. E torcemos para que nossos apoiados ganhem as eleições. É de grande valor termos portas abertas nos gabinetes, tanto para vocês, integrantes das Subseções e Seccionais OTB, quanto para nós da Nacional.

É importante o trabalho político, sem dúvida.

Então, amigos, uma ótima eleição para todos, votem com inteligência e construam suas parcerias com sabedoria.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//