OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Atenção: Dória, Eduardo Leite, Ciro, Mandetta, Huck e Amoedo unidos contra Bolsonaro

Figuras bastante relevantes da politica nacional assinam manifesto "Democracia Ameaçada". Foto: montagem

Por Paulo Campos dia em OTB no Brasil

Atenção: Dória, Eduardo Leite, Ciro, Mandetta, Huck e Amoedo unidos contra Bolsonaro
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador – São Paulo

Os governadores João Dória e Eduardo Leite, os ex-ministros Ciro Gomes e Luiz Henrique Mandetta, o apresentador Luciano Huck, e o ex-presidenciável João Amoedo assinaram juntos esta noite (31) um manifesto em que dizem que a democracia brasileira está ameaçada.

O texto que sita o contexto histórico do fim da ditadura militar no Brasil, explica que foi grande o esforço de muitos brasileiros no movimento “Diretas Já” que uniu no mesmo palanque forças políticas de diferentes tendências no mesmo palanque. O texto continua explicando que esse movimento social possibilitou a eleição do civil Tancredo Neves para Presidente da República.

Com a “Diretas Já” retornaram as eleições livres e diretas para o executivo e legislativo, e também foi possível a promulgação da Constituição Cidadã em 1988.

Hoje “três décadas depois, a Democracia brasileira é ameaçada”.

Embora o texto não tenha feito menção ao presidente Bolsonaro, a declaração expõe que “exemplos não faltam para nos mostrar que o autoritarismo pode emergir das sombras, sempre que as sociedades se descuidam e silenciam na defesa dos valores democráticos”.

Os líderes partidários e os candidatos convocam uma união nacional:

"Homens e mulheres desse país que apreciam a liberdade, sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, devem estar unidos pela defesa da consciência democrática. Vamos defender o Brasil"

Leia na íntegra o "MANIFESTO PELA CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA

Muitos brasileiros foram às ruas e lutaram pela reconquista da Democracia na década de 1980. O movimento “Diretas Já”, uniu diferentes forças políticas no mesmo palanque, possibilitou a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República, a volta das eleições diretas para o Executivo e o Legislativo e promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Três décadas depois, a Democracia brasileira é ameaçada.

A conquista do Brasil sonhado por cada um de nós não pode prescindir da Democracia. Ela é nosso legado, nosso chão, nosso farol. Cabe a cada um de nós defendê-la e lutar por seus princípios e valores. Não há Democracia sem Constituição. Não há liberdade sem justiça. Não há igualdade sem respeito. Não há prosperidade sem solidariedade.

A Democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar. Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da Democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, o intimidamento, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado.

Exemplos não faltam para nos mostrar que o autoritarismo pode emergir das sombras, sempre que as sociedades se descuidam e silenciam na defesa dos valores democráticos.
Homens e mulheres desse país que apreciam a LIBERDADE, sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, devem estar unidos pela defesa da CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA. Vamos defender o Brasil.

CIRO GOMES,
EDUARDO LEITE,
JOÃO AMOEDO,
JOÃO DORIA,
LUIZ HENRIQUE MANDETTA,
LUCIANO HUCK.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//