Editorial: O transporte de cargas no Brasil
OTB propõe projeto de lei que regulamenta o serviço no país. Foto: Acervo OTB
Por Paulo Campos dia em OTB no Brasil

Agência Trabalhador – São Paulo
Robson Cristiano é Presidente da Seccional Estado de São Paulo da OTB – Ordem dos Trabalhadores do Brasil
Editorial. É preciso reconhecer o setor de gerenciamento de riscos no transporte de cargas no Brasil. Por este motivo, é missão o esforço para regulamentar e dar visibilidade a essa área crucial, através de iniciativas que objetivam elevar o patamar dos serviços prestados no país.
Uma dessas ações foi a proposição de um Projeto de Lei que visa regulamentar os serviços de gerenciamento de riscos no transporte de cargas. Esse projeto não só estabelece diretrizes claras para a atuação das empresas e profissionais do setor, como também propõe a criação de novas ocupações específicas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Com isso, cargos como Gerente de Riscos em Transporte de Cargas, Operador de Monitoramento de Veículos de Carga, Analista de Riscos e Supervisor de Riscos serão formalmente reconhecidos, assegurando que profissionais qualificados tenham o devido espaço e reconhecimento no mercado.
Estamos também empenhados na criação do Conselho Nacional de Gerenciamento de Riscos no Transporte de Cargas (CONAGERTC). Este conselho será fundamental para formular políticas e diretrizes que garantam a segurança e a qualidade dos serviços de gerenciamento de riscos, atuando como um órgão consultivo e deliberativo junto ao Poder Executivo e outras entidades públicas e privadas.
Essas iniciativas são apenas parte do compromisso desta presidência em promover o desenvolvimento do setor de gerenciamento de riscos no Brasil. Buscando atuação estratégica e decisiva, continuaremos a trabalhar para que o setor alcance novos patamares, garantindo mais segurança, eficiência e profissionalismo nas operações de transporte de cargas em todo o país.
A OTB, reforça seu papel como uma entidade comprometida com a valorização e o fortalecimento dos trabalhadores e profissionais do setor de gerenciamento de riscos.